Os favoritos aos playoffs do college football

Começando a série de posts de prévia da temporada do futebol americano universitário, vamos direto ao ponto: Quais times acredito que irão aos playoffs lutar pelo tão desejado título nacional?

Cada equipe citada abaixo terá um espaço maior dedicado a elas nos posts sobre cada uma das divisões ou conferências, então aqui vamos apenas falar essencialmente sobre os motivos que me fazem acreditar que estes times estarão nas semifinais.

E depois de falar sobre os meus quatro favoritos, ainda falarei sobre uma  equipe que também têm boas chances de aparecer entre os semifinalistas.

Então vamos aos times e os motivos de cada um, por ordem alfabética.

Alabama Crimson Tide

Apostar contra Alabama na fase atual é besteira. Por mais que apenas 11 dos 22 titulares do ano passado retornem, Nick Saban poderá contar com um quarterback experiente pela primeira vez desde a saída de AJ McCarron, os dois running backs que mais acumularam jardas na última temporada e boa produção defensiva mesmo sem seus jogadores principais de 2016, já que vários dos reservas dessas estrelas saíram do ensino médio como atletas de quatro estrelas e tiveram um ou dois anos para aprender bem o sistema antes de jogar com regularidade. Bama tem dois jogos complicados fora de Tuscaloosa – Auburn fora e Florida State em campo neutro –, mas deve estar nos playoffs mesmo se perder um desses e ganhar a SEC novamente de forma convincente.

Florida State Seminoles

Os Noles perderam seu melhor jogador em Dalvin Cook, mas retornam 15 titulares de um time que fez uma ótima segunda metade da temporada, terminando com a vitória sobre Michigan no Orange Bowl. O técnico Jimbo Fisher contará com bastante talento em todas as áreas da defesa, podendo até rotacionar jogadores sem perder muita qualidade. Se a linha ofensiva conseguir proteger o quarterback DeAndre François, Florida State pode dar muito trabalho em 2017, mesmo com um calendário relativamente complicado, já que abrem contra Alabama em campo neutro e visitam Clemson e Florida em um espaço de duas semanas no fim da temporada regular.

Ohio State Buckeyes

Sim, aquele mesmo time que tomou de 31 a 0 para a eventual campeã Clemson. Mas neste ano os Buckeyes, que tinham uma equipe bastante nova em 2016, retornam 15 dos seus titulares, incluindo o experiente quarterback JT Barrett e muito talento nas duas linhas. E o calendário é razoavelmente favorável em relação ao do ano passado, já que dois dos três principais confrontos são em casa, contra Oklahoma e Penn State, com Michigan sendo o único grande desafio fora de Columbus.

USC Trojans

Os californianos começaram 2016 perdendo três dos quatro primeiros jogos, mas tudo mudou depois que a promessa Sam Darnold assumiu como quarterback titular totalmente e a equipe terminou a temporada como uma das melhores do país. Os Trojans retornam 12 titulares, incluindo o ótimo running back Ronald Jones, e tem um calendário bem tranquilo, já que não enfrentam o segundo melhor time da conferência, Washington, e pegam todos os oponentes fortes em casa, incluindo Stanford e Utah.

Agora vamos falar de um time que não será surpresa nenhuma se aparecer entre os semifinalistas, mesmo não estando na nossa lista inicial.

Oklahoma Sooners

Oklahoma perdeu seus principais jogadores em duas posições de talento, running back e wide receiver, mas retorna o bom quarterback Baker Mayfield e uma ótima linha ofensiva, além de uma defesa competente, algo que não se vê muito na Big 12. Os Sooners só não estarão nos playoffs se tropeçarem muito em seu calendário complicado, já que enfrentam os três adversários mais difíceis – Ohio State, Oklahoma State e Kansas State – fora de casa.

 

Um comentário em “Os favoritos aos playoffs do college football

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s