John Scott e a polêmica do All-Star Game da NHL

Por mais que as grandes ligas norte-americanas façam um ótimo trabalho colocando um produto nos estádios e ginásios, nem todo mundo acaba gostando dos jogos das estrelas, até porque são partidas disputadas em um nível bem mais baixo que o usual do esporte. Até por causa disso, o All-Star Game não costuma ser história. Só que a edição 2016 da celebração da NHL tem dado pano para manga por ações de jornalistas e da liga.

Tudo começou com uma decisão relativamente empolgante da liga. A partir desta temporada, o ASG será disputado como a prorrogação de um jogo normal, com três patinadores de cada lado, algo que agradou bastante os fãs do esporte, já que tem proporcionado cinco minutos de muita emoção. E a já tradicional votação popular indicaria os capitães que liderariam os times de cada divisão da liga. Até aí, tudo bem.

Quando a votação popular começou, o jornalista Greg Wyshynski, do Yahoo! Sports, começou uma campanha para que John Scott, do Arizona Coyotes, fosse eleito o capitão da Divisão do Pacífico. Scott é um utilitário que pode atuar na defesa ou na ala esquerda, mas que é mais conhecido por suas habilidades lutando do que com o disco em seu taco, tanto que ele acumula apenas 11 pontos em quase 300 partidas na liga.

A campanha funcionou e a NHL deixou de divulgar resultados parciais para não falar que Scott estava no alto, mas a confirmação veio no anúncio dos capitães: Jaromir Jagr, Alexander Oveckhin, Patrick Kane e Scott. Três jogadores extremamente habilidosos e um enforcer que virou um ídolo cult dos fãs de hóquei. E isso não deixou a liga nada feliz, já que ela precisava dos seus melhores atletas em Nashville para promover a partida, até para tentar ganhar do Pro Bowl, o All-Star Game da NFL, em audiência.

Mesmo com a infelicidade da liga, pareceria que Scott jogaria o All-Star Game sem problema. Só que tudo mudou na tarde desta sexta (15), quando o atleta foi envolvido em uma troca de três equipes totalmente inesperada. Os Coyotes mandaram Stefan Elliott para os Predators e receberam Victor Bartley. Logo depois, a equipe do Arizona entregou Scott e o recém-chegado Bartley para o Montréal Canadiens em troca de Jared Tinordi em um jogador a ser nomeado posteriormente.

O envolvimento de Scott na troca já é estranho pelo fato que ele foi colocado na lista da desistência três vezes na temporada e ninguém quis pegá-lo. Mas o principal problema é que os Canadiens mandaram os dois atletas diretamente para sua equipe na AHL, a principal liga menor da NHL, fato que proibiria Scott de atuar no Jogo das Estrelas. Aí tudo já pareceu bem suspeito. E só piorou quando o jornalista Bob McKenzie noticiou que a liga e os Coyotes teriam pedido para que o jogador desistisse de atuar no ASG.

Se as atitudes da NHL com o jogador já pareceram lamentáveis, a história ainda piora quando levamos o assunto para o lado familiar. A esposa de Scott, Danielle, está grávida de gêmeos e dará a luz em breve. E o jogador terá que ir para Newfoundland, a província canadense mais próxima do Polo Norte, e ficar mais longe ainda da família.

Na soma de toda a história, muita gente está errada, menos Scott e talvez os Coyotes em uma pequena proporção. Vamos a um pequeno resumo para completar:

  • Os jornalistas reclamam do ASG, mas ajudam a desvirtuá-lo;
  • A NHL parece ter forçado uma troca para que ele não dispute a partida;
  • Os Coyotes tentar ajudar a liga na missão, mas faz sentido para eles, já que não é bom para uma franquia miserável que seu representante no ASG seja um enforcer ao invés de jovens em crescimento como Oliver Ekman-Larsson e Max Domi.

Scott não pediu para ser parte disso, mas acabou tendo que mudar parte de sua vida por causa da situação e pode até perder o nascimento de seus filhos. Pelo menos algo ele sabe que nunca deixará de ter, o apoio dos fãs galhofas do hóquei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s